Trata-se de um projeto que visa envolver crianças e adolescentes moradoras de áreas urbanas segregadas e matriculadas na rede pública de ensino, no processo de superação dos problemas sócio-ambientais locais e construção de sociedades sustentáveis em suas várias dimensões. O projeto teve inicio em 2007 com uma iniciativa piloto no município de São Gonçalo, envolvendo 25 crianças moradoras do bairro do Colubandê, com apoio da Aliança Francesa e a empresa COFIX. A experiência alcançou resultados satisfatórios, em relação à conscientização sobre meio ambiente e seus problemas e o fortalecimento da auto estima das crianças. Um dos pontos altos da experiência foi a realização de uma exposição de objetos artesanais, produzidos pelas crianças, na Aliança Francesa de Niterói. Apesar dos resultados satisfatórios faltou ao projeto a participação da escola. A equipe entendeu que seria fundamental o envolvimento da mesma _na execução do projeto

Em janeiro de 2009 o projeto passou a ser desenvolvido em Itaboraí, a partir de uma unidade escolar, o CIEP Pascoal Carlos Magno Seu desenvolvimento fundamenta-se no conceito de empoderamento que pode ser entendido enquanto uma evolução no processo de conscientização, acerca da situação vivenciada, as causas determinante da mesma e os impactos que dela decorrem.

Depois do CIEP Pascoal Carlos Magno mais dois CIEPS se integraram ao projeto: O primeiro é o CIEP Dr Zerbini, localizado em São Gonçalo.

Objetivo geral: Contribuir para que as crianças possam participar do processo de superação dos problemas sócio-ambientais e construção de sociedades sustentáveis, tendo como referencia o município de Itaboraí

Objetivos específicos:
Criar condições para que os participantes adquiram consciência e sensibilidade em relação ao meio ambiente como um todo e aos problemas a ele relacionados Favorecer a aquisição de valores sociais, fortes vínculos afetivos para com o meio ambiente e motivação para a

participação ativa de sua proteção e melhoria.
Promover o desenvolvimento das habilidades necessárias à solução dos problemas sócio-ambientais locais, regionais, nacionais e planetários

MetodologiaA metodologia utilizada baseia-se na proposta de empoderamento. das crianças, que de acordo com diversos autores pode contribuir para a participação das crianças nas transformações do local em que vivem. Esse conceito foi elaborado no interior das agências financiadoras, como uma das formas de enfrentamento da pobreza nos países, no decorrer dos anos 80, tendo como pano de fundo a construção de uma nova proposta de desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável.

“Este conceito vai além das noções de democracia, direitos humanos e participação para incluir a possibilidade de compreensão a respeito da realidade do seu meio(social, político, econômico, ecológico e cultural)refletindo sobre os fatores que dão forma ao seu meio ambiente, bem como a tomada de iniciativas no sentido de melhorar sua própria situação”(SING & TITI, 1995,p.53

Trata-se de uma conscientização a respeito de sua realidade e pode ser entendido enquanto uma evolução no processo de conscientização, devendo propiciar o incremento do entendimento dos sujeitos acerca da situação vivenciada, as causas determinante da mesma e os impactos que dela decorrem, prosseguindo até que o indivíduos tenha condições de intervir nos processos estruturais que provocam essa situação.

O empodeamento fundamenta-se em três componentes:
Componente cognitivo: Refere-se à conscientização sobre a realidade e os fatores que as determinam.
Componente psicológico: refere-se ao desenvolvimento da auto-estima e confiança.
Componente político: envolve as habilidades informações necessárias à realização da analise do meio social com vistas a produção de mudanças O desenvolvimento do projeto em Itaboraí baseia-se nesses três componentes.

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