PARCERIAS PARA A CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

O Centro Gênesis tem um compromisso com a superação dos problemas socioambientais e construção de sociedades sustentáveis, expresso em sua missão, que é educar para a sustentabilidade, nas atividades oferecidas para um público diferenciado, na organização de seu espaço e no “incentivo e promoção de parcerias públicas, público-privadas, privadas e com a sociedade civil”. Esta ultima estratégia segue as recomendações das metas do Objetivo 17 das ODS.

Essa meta mostra que os objetivos só serão alcançados mediante um compromisso renovado de cooperação entre a comunidade internacional e uma parceria global ampla que inclua todos os setores interessados e as pessoas afetadas pelos processos de desenvolvimento.

A primeira parceria estabelecida pelo Centro Gênesis foi com as pessoas que residem em seu entorno e se operacionalizou através da oferta de projetos de educação ambiental para as crianças.

O mais significativo foi o projeto CRIANÇART. Durante 4 anos propiciou às crianças espaço de reflexão sobre o lixo disposto de forma inadequada no bairro, oficinas de confecção de objetos com sucatas e apresentação em espaços nobres, como a galeria da Aliança Francesa de Niterói.

As parcerias seguintes foram com escolas do entorno: CIEP Zerbini, CIEP Nicanor Alves Pereira e a escola NATA. Ainda hoje são realizadas palestras, oficinas, visitações. Também foram firmadas parceria com o Rotary Club de São Gonçalo e a Brigada Florestal.

Mais recentemente foram firmadas parcerias internacionais. A primeira com a ASPIF, instituição angolna. A segunda com a Rede iberoamericana

de Medio Ambiente e a terceira, com a Unesum, universidade pública do Equador. A partir delas e com elas serão oferecidas atividades internacionais, sobretudo de capacitação e formação de quadros.

Referência Bibliográfica

PAGLIA, A (org.) (2008) Caracterização inicial da biodiversidade dos Corredores Ecológicos Burarama-Pacotuba-Cafundó e Córrego do Veado no estado do Espírito Santo. Relatório Final. Projeto Corredores Ecológicos. Palazzo Jr JT. Conservação da biodiversidade no Brasil: desafios para a sociedade. In: Rede Marinho-Costeira e Hídrica do Brasil. Estratégias de
PERICO, E.; GEMIN, G.; LIMA, D. F. B.; REMPEL, C. Efeitos da fragmentação de hábitats sobre comunidades animais: utilização de sistemas de informação geográfica e de métricas de paisagem para seleção de áreas adequadas a testes. In: Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, XII., 2005, Goiânia. Anais... Goiânia: INPE, 2005. p. 2339-2346.
TABANEZ, ANDRÉ AUGUSTO JACINTO.Dinâmica da comunidade arbórea em eco-unidades de cinco fragmentos de Floresta Estacional Semidecídua no interior do Estado de São Paulo, Brasil, e consequências para a sua conservação. Tese de Doutorado. Instituto de Botânica.2008.
VIANA, V.M. Conservação da biodiversidade de fragmentos de florestas tropicais em paisagens intensivamente cultivadas. In: Abordagens interdisciplinares para a conservação da biodiversidade e dinâmica do uso da terra no novo mundo. Belo Horizonte/Gainesville: Conservation International do Brasil/Universidade Federal de Minas Gerais/ Universityof Florida. p. 135-154.1995.